quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - 5º ANO E EQUIPE ESCOLAR

INTE
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA 
INSTITUCIONAL - 5º ANO EFI E EQUIPE ESCOLAR

1. CONTEXTO DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Turma com 29 alunos, do 5º ano do Ensino Fundamental I (15 meninas e 14 meninos) com dificuldades de aprendizagem acentuadas em Matemática (como adição com reserva, subtração com recurso, divisão exata e com resto e interpretação e situações-problema), em Língua Portuguesa (interpretação de texto, inferir e localizar informações no texto, ortografia) advindas de fatores anteriores à série e fatores externos (a maioria dos alunos têm um comportamento agressivo verbal e fisicamente, proveniente da convivência familiar e/ou social). Dos 29 alunos apenas 5 não apresentam esse quadro de dificuldade de aprendizagem e interação, porém os pais dos mesmos têm reclamado quanto ao nível de ensino e relacionamentos na sala de aula, ambiente etc.
Resultado da Avaliação: A turma apresenta dificuldades de aprendizagem advindas de anos anteriores à série, (somar, subtrair, dividir, interpretar, escrever - há 6 alunos na turma no nível de escrita silábico com valor sonoro), não sabem trabalhar em equipe, não se ajudam e ainda são agressivos física e verbalmente. Os professores e auxiliares de educação não têm domínio do comportamento, o que gera um aprendizado mecânico, sem criatividade, ão auxiliando na interação ensino-aprendizagem.

2. OBJETIVOS DA INTERVENÇÃO:
* Aumentar a autoestima dos alunos, através de atividades dinâmicas de convivência, trabalho em equipe e postura de estudante;
* Aumentar a autoestima dos professores e demais auxiliares de educação, que estão desmotivados pela falta de interesse dos alunos, das agressões verbais e reclamações dos pais;
* Sensibilizar a família e orientá-los quanto a importância dos estudos e a postura de estudante (responsabilizar-se por seus estudos, leitura diária, escrita etc.);
* Trabalhar o aspecto afetivo do aluno com relação à escola como local de aprendizagem e convivência social, a relação professor-aluno, o respeito mútuo;
* Preparar os professores e auxiliares de ensino, para que tornem suas aulas mais criativas, dinâmicas e trabalhem o aspecto afetivo, a relação professor-aluno;
* Avançar os conhecimentos pedagógicos dos conteúdos escolares em defasagem, como nível de alfabetização em Língua Portuguesa, em Matemática e interpretação de textos que acaba por gerar defasagem nas demais disciplinas.

3. AÇÕES PEDAGÓGICAS DE INTERVENÇÃO
Primeiramente, palestras sobre a importância dos estudos, a relação de respeito ao professor e a “postura de estudante”. Atendimentos individuais com os alunos agressivos fisicamente e atendimentos individuais com os alunos que ainda se encontram no nível de escrita silábico com valor sonoro (6 alunos). A relação professor-aluno em diversos países e a economia dos mesmos. Explicar o que é a postura de estudante e como ela ajuda no futuro. Essas ações pedagógicas de conteúdo atitudinal serão base para as ações de aprendizagem do conteúdo conceitual. Palestras de motivação e qualidade de vida para os professores e auxiliares de educação.

 4. ETAPAS DO PROCESSO DE INTERVENÇÃO 
* Reunião com professores e orientador pedagógico para aprovação e estudo contínuo do projeto de intervenção;
* Entrevista com a família, com o objetivo de inseri-los como parte do processo de ensino-aprendizagem e conscientizá-los de seu papel na educação dos filhos;
* Oficina com os professores com dinâmicas e atividades lúdicas envolvendo as disciplinas para aplicação em sala de aula;
* Palestras com os professores e auxiliares de educação sobre motivação e qualidade de vida;
* Entrevista com os alunos para melhor diagnosticá-los quanto às suas experiências de vida e expectativas;
* Alterações e enriquecimento do plano de ensino com projetos dinâmicos e jogos;
* Acompanhar semanalmente as atividades dos alunos fora da escola;
* Atendimentos individuais com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem mais acentuadas.

5. INSTRUMENTOS PSICOPEDAGÓGICOS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO:

Professores e Auxiliares de Educação:
5.1 Apresentação de data – show (palestra), portfólios, debates, mesa redonda, textos (reflexão), dados estatísticos (discussão), vídeos e reflexões sobre a própria prática pedagógica.
5.2 Exibição do filme “O sorriso de Monalisa” e “Como estrelas na Terra”; Discussão.
5.3 Jogos e dinâmicas de grupo (para socialização e para aplicação em sala e aula);
5.4 Palestra e portfólio sobre “Registro: instrumento para a construção da competência docente”;
5.5 Palestra com a Psicopedagoga Dra. _____________ sobre “Expectativas e melhor forma de lidar com alunos pré-adolescentes”, palestra com a Assessora Pedagógica _____________ sobre “Vínculo afetivo na educação”; palestra com a nutricionista Dra. _____________ e a psicóloga ______________ sobre “Qualidade de vida no ambiente de trabalho” e dinâmicas e ginástica laboral com o professor de Educação Física ________ e palestra com o médico cardiologista e nutrólogo Dr. __________ sobre “Alimentação saudável e prevenção de doenças físicas e psicossomáticas (Princípios da dieta cetogênica).
Alunos:
(Matemática):
*Ábaco – valor posicional;
*Adição e subtração com reserva: uso do ábaco / valor posicional e classe dos números;
*Situações problemas: leitura e interpretação de dados, localizar os dados; Problemas não convencionais, interpretação de tabelas e gráficos, problemas de lógica e sudoku;
*Adição, subtração, multiplicação e divisão exata: expressões numéricas com e sem parênteses;
*Cálculos e situações – problema com divisão exata e divisão com resto;
*Jogos matemáticos: tabuada, dominó, trilha etc.
(Português):
*Leitura compartilhada em roda e identificação das palavras do texto;
*Escrever as palavras soltas no caderno;
*Formar frases com essas palavras;
*Jogo da memória com letras e sílabas;
*Silabário – formar palavras destacando a sílaba tônica;
*Letra de música: palavras, rimas;
*Atividades xerocadas de alfabetização – identificação de letras e fonemas.
Dificuldades de interpretação de texto:
 - 2 vezes por semana:
*Leitura em grupo e interpretação de lendas urbanas e outros gêneros (poemas, textos expositivos curtos);
*Assistir um vídeo sobre lendas urbanas;
*Inferir e localizar informação nos textos;
*Leitura em sala com a professora e em casa, trazendo as dúvidas;
*Identificar os vários gêneros de textos – características;
*Confecção coletiva de um livro de lendas urbanas.
* Agrupamentos e trabalhos em equipe: troca de saberes;
* Tabelas de monitoramento social e postura de estudante (anexo).

6. SUJEITOS QUE VÃO PARTICIPAR DA INTERVENÇÃO
*Psicopedagogos;
*Professores, coordenadora, diretora e auxiliares de classe, auxiliares de educação (inspetores) da instituição de ensino;
*Alunos das 3 salas de 5º ano da instituição (5ºs anos A B e C) (dinâmicas para as três salas e aulas de reforço somente para o 5º ano B – 29 alunos);
*Especialistas contratados: psicopedagoga, psicóloga, nutricionista, profissional de Educação física, Médico e nutrólogo e Assessora Educacional.

7. LÓCUS DA INTERVENÇÃO
Colégio Ser e Saber
 – Juquehy – São Sebastião – SP

8. AVALIAÇÃO DA INTERVENÇÃO, PARA VERIFICAR SE OS OBJETIVOS FORAM ATINGIDOS
* Questionário para os professores;
* Dinâmica de grupo com os alunos e professores;
* Dinâmicas com os pais;
* Acompanhamento psicológico familiar;
* Tabelas de “Sociograma” e “Postura de Estudante” trabalho em grupo, com acompanhamento de um psicólogo, etc.


SOCIOGRAMA
                                             5º ano B
 Nome
Aproveitamento
Atitude
Liderança
1
 ANA BEATRIZ



2
 ANA JULIA



3
 ANDRIELI



4
 BIANCA



5
 CAMILA



6
 ERICK KAILAN


7
 FELIPE



8
 FERNANDA



9
 FLAVIANA




10
 GUILHERME AUGUSTO



11
 HENRIQUE



12
 INGRID



13
 ISMAEL JOAQUIM



14
 KAIQUE



15
 KAWANE



16
 LETÍCIA



17
 LUCAS



18
 LUCIANO



19
 LUÍZA



20
 MATHEUS



21
 NICOLAS HUMBERTO



22
 NUBIA



23
 TRANSFERIDO



24
 ROSÂNGELA



25
 TAUANA



25
TAUANA



26
 THAWANI



27
 THIAGO

28
 VICTOR



29
VITOR



30
WILIAN









 de 80% a 100%

 de 79% até 60%

 de 59% até 0%


 Tabe
TABELA POSTURA DE ESTUDANTE:


NOME DO ALUNO
ORGANIZAÇÃO (1,0)
RESPONSABILIDADE (1,0)
PARTICIPAÇÃO E INTERESSE (1,0)
DISCIPLINA (1,0)
Preocupa-se com a escrita correta e traçado legível (1,0)
Qualidade das produções (caderno e agenda) (1,0)
Realiza as atividades de forma coerente e autônoma (1,0)
Emite opiniões e faz fundamentações / argumentações coerentes e críticas (1,0)
Organiza e registra as informações de forma completa,  (livro e caderno) e tenta superar suas dificuldades (1,0)
Respeito (1,0)
Nota Final (10,0)
ANA BEATRIZ
1,0
0,8
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
0,8
1,0
1,0
9,6
ANA JULIA
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
10,0
ANDRIELI
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
10,0
BIANCA AYSLLA
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
10,0
CAMILA
1,0
1,0
0,8
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
9,8
ERICK KAYLAN
0,5
0,6
0,7
0,8
0,5
0,7
0,6
0,7
0,8
1,0
6,9
FELIPE
0,7
1,0
0,8
1,0
0,5
0,8
1,0
1,0
1,0
1,0
8,8
FERNANDA
0,8
1,0
0,8
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
9,6
FLAVIANA
1,0
1,0
0,8
1,0
0,8
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
9,6
GUILHERME AUGUSTO
0,7
0,7
0,5
1,0
0,7
0,8
0,8
0,7
0,8
1,0
7,7
HENRIQUE
0,8
0,9
1,0
1,0
0,8
0,9
1,0
1,0
1,0
1,0
9,4
INGRID
0,9
0,9
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
9,8
ISMAEL JOAQUIM
0,8
0,8
1,0
0,8
1,0
1,0
0,8
0,6
0,8
1,0
8,6
KAIQUE
0,8
0,8
0,6
0,8
0,8
0,9
0,8
0,8
0,9
1,0
8,2
KAWANE
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
10,0
LETÍCIA
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
10,0
LUCAS
0,8
0,8
0,8
0,8
0,9
0,9
1,0
0,8
1,0
1,0
8,8
LUCIANO
0,8
0,8
0,9
0,6
0,7
0,9
1,0
0,8
1,0
1,0
8,5
LUÍZA
1,0
1,0
0,9
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
9,9
MATHEUS
1,0
1,0
1,0
1,0
0,8
0,9
1,0
1,0
1,0
1,0
9,7
NICOLAS HUMBERTO
0,8
1,0
1,0
0,8
0,9
0,9
1,0
1,0
1,0
1,0
9,4
NUBIA
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
10,0
TRANSFERIDO











ROSÂNGELA
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
10,0
TAUANA
0,9
0,8
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
9,7
THAWANI
0,8
0,7
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
9,5
THIAGO
0,5
0,5
0,6
1,0
0,7
0,6
0,6
0,7
0,7
1,0
6,9
VICTOR
0,8
0,8
1,0
0,7
0,7
0,8
1,0
0,8
0,9
1,0
8,5
VITOR
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
10,0
WILIAN
1,0
1,0
1,0
0,9
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
1,0
9,9


0 comentários:

Postar um comentário

 

Professora Amanda © 2008. Design By: SkinCorner