INTE
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
INSTITUCIONAL - 5º ANO EFI E EQUIPE ESCOLAR
1. CONTEXTO DA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Turma
com 29 alunos, do 5º ano do Ensino Fundamental I (15 meninas e 14 meninos) com
dificuldades de aprendizagem acentuadas em Matemática (como adição com reserva,
subtração com recurso, divisão exata e com resto e interpretação e
situações-problema), em Língua Portuguesa (interpretação de texto, inferir e
localizar informações no texto, ortografia) advindas de fatores anteriores à
série e fatores externos (a maioria dos alunos têm um comportamento agressivo
verbal e fisicamente, proveniente da convivência familiar e/ou social). Dos 29
alunos apenas 5 não apresentam esse quadro de dificuldade de aprendizagem e
interação, porém os pais dos mesmos têm reclamado quanto ao nível de ensino e
relacionamentos na sala de aula, ambiente etc.
Resultado
da Avaliação: A turma apresenta dificuldades de aprendizagem advindas de anos
anteriores à série, (somar, subtrair, dividir, interpretar, escrever - há 6
alunos na turma no nível de escrita silábico com valor sonoro), não sabem
trabalhar em equipe, não se ajudam e ainda são agressivos física e verbalmente.
Os professores e auxiliares de educação não têm domínio do comportamento, o que
gera um aprendizado mecânico, sem criatividade, ão auxiliando na interação
ensino-aprendizagem.
2. OBJETIVOS DA INTERVENÇÃO:
* Aumentar a autoestima dos
alunos, através de atividades dinâmicas de convivência, trabalho em equipe e
postura de estudante;
* Aumentar a autoestima dos
professores e demais auxiliares de educação, que estão desmotivados pela falta
de interesse dos alunos, das agressões verbais e reclamações dos pais;
* Sensibilizar
a família e orientá-los quanto a importância dos estudos e a postura de
estudante (responsabilizar-se por seus estudos, leitura diária, escrita etc.);
* Trabalhar
o aspecto afetivo do aluno com relação à escola como local de aprendizagem e
convivência social, a relação professor-aluno, o respeito mútuo;
* Preparar
os professores e auxiliares de ensino, para que tornem suas aulas mais
criativas, dinâmicas e trabalhem o aspecto afetivo, a relação professor-aluno;
*
Avançar os conhecimentos pedagógicos dos conteúdos escolares em defasagem, como
nível de alfabetização em Língua Portuguesa, em Matemática e interpretação de
textos que acaba por gerar defasagem nas demais disciplinas.
3. AÇÕES PEDAGÓGICAS DE INTERVENÇÃO
Primeiramente,
palestras sobre a importância dos estudos, a relação de respeito ao professor e
a “postura de estudante”. Atendimentos individuais com os alunos agressivos
fisicamente e atendimentos individuais com os alunos que ainda se encontram no
nível de escrita silábico com valor sonoro (6 alunos). A relação
professor-aluno em diversos países e a economia dos mesmos. Explicar o que é a
postura de estudante e como ela ajuda no futuro. Essas ações pedagógicas de
conteúdo atitudinal serão base para as ações de aprendizagem do conteúdo
conceitual. Palestras de motivação e qualidade de vida para os professores e
auxiliares de educação.
4. ETAPAS
DO PROCESSO DE INTERVENÇÃO
* Reunião
com professores e orientador pedagógico para aprovação e estudo contínuo do
projeto de intervenção;
* Entrevista
com a família, com o objetivo de inseri-los como parte do processo de
ensino-aprendizagem e conscientizá-los de seu papel na educação dos filhos;
* Oficina
com os professores com dinâmicas e atividades lúdicas envolvendo as disciplinas
para aplicação em sala de aula;
*
Palestras com os professores e auxiliares de educação sobre motivação e
qualidade de vida;
* Entrevista
com os alunos para melhor diagnosticá-los quanto às suas experiências de vida e
expectativas;
*
Alterações e enriquecimento do plano de ensino com projetos dinâmicos e jogos;
*
Acompanhar semanalmente as atividades dos alunos fora da escola;
*
Atendimentos individuais com os alunos que apresentam dificuldades de
aprendizagem mais acentuadas.
5. INSTRUMENTOS PSICOPEDAGÓGICOS E
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO:
Professores e Auxiliares de Educação:
5.1 Apresentação
de data – show (palestra), portfólios, debates, mesa redonda, textos
(reflexão), dados estatísticos (discussão), vídeos e reflexões sobre a própria
prática pedagógica.
5.2 Exibição
do filme “O sorriso de Monalisa” e “Como estrelas na Terra”; Discussão.
5.3 Jogos
e dinâmicas de grupo (para socialização e para aplicação em sala e aula);
5.4 Palestra
e portfólio sobre “Registro: instrumento
para a construção da competência docente”;
5.5 Palestra
com a Psicopedagoga Dra. _____________ sobre “Expectativas e melhor forma de
lidar com alunos pré-adolescentes”, palestra com a Assessora Pedagógica _____________ sobre “Vínculo afetivo na educação”; palestra com a nutricionista Dra. _____________ e a psicóloga ______________ sobre “Qualidade de vida no
ambiente de trabalho” e dinâmicas e ginástica laboral com o professor de
Educação Física ________ e palestra com o médico cardiologista e
nutrólogo Dr. __________ sobre “Alimentação saudável e prevenção de doenças
físicas e psicossomáticas (Princípios da dieta cetogênica).
Alunos:
(Matemática):
*Ábaco – valor posicional;
*Adição e subtração com
reserva: uso do ábaco / valor posicional e classe dos números;
*Situações problemas: leitura e
interpretação de dados, localizar os dados; Problemas não convencionais,
interpretação de tabelas e gráficos, problemas de lógica e sudoku;
*Adição,
subtração, multiplicação e divisão exata: expressões numéricas com e sem
parênteses;
*Cálculos
e situações – problema com divisão exata e divisão com resto;
*Jogos
matemáticos: tabuada, dominó, trilha etc.
(Português):
*Leitura
compartilhada em roda e identificação das palavras do texto;
*Escrever
as palavras soltas no caderno;
*Formar
frases com essas palavras;
*Jogo
da memória com letras e sílabas;
*Silabário
– formar palavras destacando a sílaba tônica;
*Letra
de música: palavras, rimas;
*Atividades
xerocadas de alfabetização – identificação de letras e fonemas.
Dificuldades
de interpretação de texto:
- 2 vezes por semana:
*Leitura
em grupo e interpretação de lendas urbanas e outros gêneros (poemas, textos
expositivos curtos);
*Assistir
um vídeo sobre lendas urbanas;
*Inferir
e localizar informação nos textos;
*Leitura
em sala com a professora e em casa, trazendo as dúvidas;
*Identificar
os vários gêneros de textos – características;
*Confecção
coletiva de um livro de lendas urbanas.
* Agrupamentos e trabalhos em
equipe: troca de saberes;
* Tabelas de monitoramento
social e postura de estudante (anexo).
6. SUJEITOS QUE VÃO PARTICIPAR DA
INTERVENÇÃO
*Psicopedagogos;
*Professores,
coordenadora, diretora e auxiliares de classe, auxiliares de educação
(inspetores) da instituição de ensino;
*Alunos
das 3 salas de 5º ano da instituição (5ºs anos A B e C) (dinâmicas para as três
salas e aulas de reforço somente para o 5º ano B – 29 alunos);
*Especialistas
contratados: psicopedagoga, psicóloga, nutricionista, profissional de Educação
física, Médico e nutrólogo e Assessora Educacional.
7.
LÓCUS DA INTERVENÇÃO
Colégio Ser e Saber
–
Juquehy – São Sebastião – SP
8.
AVALIAÇÃO DA INTERVENÇÃO, PARA VERIFICAR SE OS OBJETIVOS FORAM ATINGIDOS
* Questionário para os
professores;
* Dinâmica de grupo com os
alunos e professores;
* Dinâmicas com os pais;
* Acompanhamento psicológico
familiar;
* Tabelas de “Sociograma” e
“Postura de Estudante” trabalho em grupo, com acompanhamento de um psicólogo,
etc.
SOCIOGRAMA
|
|||||
5º ano B
|
|||||
Nº
|
Nome
|
Aproveitamento
|
Atitude
|
Liderança
|
|
1
|
ANA BEATRIZ
|
|
|
|
|
2
|
ANA JULIA
|
|
|
|
|
3
|
ANDRIELI
|
|
|
|
|
4
|
BIANCA
|
|
|
|
|
5
|
CAMILA
|
|
|
|
|
6
|
ERICK KAILAN
|
|
|
|
|
7
|
FELIPE
|
|
|
|
|
8
|
FERNANDA
|
|
|
|
|
9
|
FLAVIANA
|
|
|
|
|
10
|
GUILHERME AUGUSTO
|
|
|
|
|
11
|
HENRIQUE
|
|
|
|
|
12
|
INGRID
|
|
|
|
|
13
|
ISMAEL JOAQUIM
|
|
|
|
|
14
|
KAIQUE
|
|
|
|
|
15
|
KAWANE
|
|
|
|
|
16
|
LETÍCIA
|
|
|
|
|
17
|
LUCAS
|
|
|
|
|
18
|
LUCIANO
|
|
|
|
|
19
|
LUÍZA
|
|
|
|
|
20
|
MATHEUS
|
|
|
|
|
21
|
NICOLAS HUMBERTO
|
|
|
|
|
22
|
NUBIA
|
|
|
|
|
23
|
TRANSFERIDO
|
|
|
|
|
24
|
ROSÂNGELA
|
|
|
|
|
25
|
TAUANA
|
|
|
|
|
25
|
TAUANA
|
|
|
|
|
26
|
THAWANI
|
|
|
|
|
27
|
THIAGO
|
|
|
|
|
28
|
VICTOR
|
|
|
|
|
29
|
VITOR
|
|
|
|
|
30
|
WILIAN
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
de 80% a 100%
|
||||
|
de 79% até 60%
|
||||
|
de 59% até 0%
|
NOME DO ALUNO
|
ORGANIZAÇÃO (1,0)
|
RESPONSABILIDADE (1,0)
|
PARTICIPAÇÃO E INTERESSE (1,0)
|
DISCIPLINA (1,0)
|
Preocupa-se com a escrita correta e traçado legível (1,0)
|
Qualidade das produções (caderno e agenda) (1,0)
|
Realiza as atividades de forma coerente e autônoma (1,0)
|
Emite opiniões e faz fundamentações / argumentações coerentes e
críticas (1,0)
|
Organiza e registra as informações de forma completa, (livro e caderno) e tenta superar suas
dificuldades (1,0)
|
Respeito (1,0)
|
Nota Final (10,0)
|
ANA
BEATRIZ
|
1,0
|
0,8
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
0,8
|
1,0
|
1,0
|
9,6
|
ANA
JULIA
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
10,0
|
ANDRIELI
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
10,0
|
BIANCA
AYSLLA
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
10,0
|
CAMILA
|
1,0
|
1,0
|
0,8
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
9,8
|
ERICK
KAYLAN
|
0,5
|
0,6
|
0,7
|
0,8
|
0,5
|
0,7
|
0,6
|
0,7
|
0,8
|
1,0
|
6,9
|
FELIPE
|
0,7
|
1,0
|
0,8
|
1,0
|
0,5
|
0,8
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
8,8
|
FERNANDA
|
0,8
|
1,0
|
0,8
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
9,6
|
FLAVIANA
|
1,0
|
1,0
|
0,8
|
1,0
|
0,8
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
9,6
|
GUILHERME
AUGUSTO
|
0,7
|
0,7
|
0,5
|
1,0
|
0,7
|
0,8
|
0,8
|
0,7
|
0,8
|
1,0
|
7,7
|
HENRIQUE
|
0,8
|
0,9
|
1,0
|
1,0
|
0,8
|
0,9
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
9,4
|
INGRID
|
0,9
|
0,9
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
9,8
|
ISMAEL
JOAQUIM
|
0,8
|
0,8
|
1,0
|
0,8
|
1,0
|
1,0
|
0,8
|
0,6
|
0,8
|
1,0
|
8,6
|
KAIQUE
|
0,8
|
0,8
|
0,6
|
0,8
|
0,8
|
0,9
|
0,8
|
0,8
|
0,9
|
1,0
|
8,2
|
KAWANE
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
10,0
|
LETÍCIA
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
10,0
|
LUCAS
|
0,8
|
0,8
|
0,8
|
0,8
|
0,9
|
0,9
|
1,0
|
0,8
|
1,0
|
1,0
|
8,8
|
LUCIANO
|
0,8
|
0,8
|
0,9
|
0,6
|
0,7
|
0,9
|
1,0
|
0,8
|
1,0
|
1,0
|
8,5
|
LUÍZA
|
1,0
|
1,0
|
0,9
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
9,9
|
MATHEUS
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
0,8
|
0,9
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
9,7
|
NICOLAS
HUMBERTO
|
0,8
|
1,0
|
1,0
|
0,8
|
0,9
|
0,9
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
9,4
|
NUBIA
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
10,0
|
TRANSFERIDO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ROSÂNGELA
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
10,0
|
TAUANA
|
0,9
|
0,8
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
9,7
|
THAWANI
|
0,8
|
0,7
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
9,5
|
THIAGO
|
0,5
|
0,5
|
0,6
|
1,0
|
0,7
|
0,6
|
0,6
|
0,7
|
0,7
|
1,0
|
6,9
|
VICTOR
|
0,8
|
0,8
|
1,0
|
0,7
|
0,7
|
0,8
|
1,0
|
0,8
|
0,9
|
1,0
|
8,5
|
VITOR
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
10,0
|
WILIAN
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
0,9
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
1,0
|
9,9
|
0 comentários:
Postar um comentário