quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

PROJETO CIDADE FICTÍCIA

PROJETO CIDADE FICTÍCIA
Profª Amanda Clemente de Assis Morais

Disciplinas: Artes, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências.
Ano: 5° ano EFI
Aulas: 15 aulas

OBJETIVOS:
ARTE
  • Perceber a importância dos projetos na produção de seus trabalhos e em seu processo de criação;
  • Executar estudos prévios para seus trabalhos, percebendo sua importância para um trabalho mais elaborado;
  • Criar personagem e representá-lo em peça teatral.

LÍNGUA PORTUGUESA
·         Ler e interpretar Textos Argumentativos, Carta de Leitor e Textos de Divulgação Científica, com autonomia, expressividade, ritmo, altura e entonação adequadas;
·         Identificar características e elementos estruturais para compreender os textos lidos / ouvidos e saber reescrevê-los;
·         Ler compreendendo e interpretando o que se lê;
·         Assumir posição diante de características, atitudes e ações de personagens e defender suas ideias, com argumentos convincentes;
·         Produzir textos argumentativos, cuidando da formatação, recuo, pontuação, discurso direto, paragrafação e ortografias adequadas;
·         Reescrever textos, desenvolvendo habilidades, consciência de leitor e revisor;
·         Apropriar-se das regularidades e irregularidades linguísticas e utilizar esses conhecimentos em situações de interação;
·         Reconhecer e refletir sobre o sistema ortográfico, compreender as regularidades ortográficas e memorizar as irregularidades e minimizar os erros;
·         Apropriar-se de conceitos relativos às classes gramaticais e suas flexões e utilizá-los, percebendo a função que representam nos textos.

GEOGRAFIA
·         Identificar as diferentes fontes de pesquisas;
·         Refletir sobre a relação Homem / Natureza;
·         Dominar procedimentos de captação e conservação de ideias do texto e dos procedimentos de reestruturação das informações: textos coletivos, resumos ou esquemas;
·         Realizar leitura de mapas.

HISTÓRIA
·         Identificar as diferentes fontes históricas e compreender a sua relação com a escrita da História;
·         Perceber as permanências e mudanças no tempo histórico;
·         Construção dos conceitos estruturantes: etnia, dominação / resistência e civilização;
·         Caracterizar o espaço e a construção da História como uma manifestação da atividade humana.

CIÊNCIAS
  • Desenvolver a investigação científica a partir de situações-problema, da observação, do levantamento de hipóteses, da comunicação e do debate de fatos e ideias;
  • Relacionar a preservação dos ecossistemas como fator decisivo para manutenção da vida no planeta.

COMPETÊNCIAS
·         Conhecer, observar, apreciar e construir arte: visual, musical, teatral, através da vivência e da interpretação da realidade construindo sua poética pessoal;
·         Segmentar o texto em parágrafos, em decorrência das restrições impostas pelos gêneros;
·         Pontuar corretamente passagens de discurso direto, em razão das restrições impostas pelo gênero.

CONTEÚDOS

CONCEITUAIS:
·         Expressão e comunicação;
·         Expressão e comunicação, Jogos de atenção, observação e improvisação;
·         Expressão corporal, plástica e sonora;
·         Produção Coletiva;
·         Criação teatral;
·         Gêneros textuais - Artigos de divulgação científica;
·         Coerência e coesão textual;
·         Pontuação;
·       As intervenções humanas no ambiente natural de acordo com suas necessidades: canalização de rios, construção de pontes, aplainamento de morros, áreas populacionais e outros;
·     Pesquisar em fontes diretas e indiretas ;
·     Coletar informações por meio de observação direta e indireta;
·     Utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas e construção de sínteses;
  • Noções de ecologia;
  • Ecossistemas (exemplos de ecossistemas);
  • Desequilíbrio ecológico;
  • Ecossistemas ameaçados.


ATITUDINAIS:
·         Respeitar, mediante os combinados da classe, o direito de expressão dos colegas, compreendendo a importância da expressão pessoal para a construção coletiva;
·         Valorizar o direito a liberdade de expressão e preservação da cultura;
·         Respeitar a sua vez de falar;
·         Respeitar as diferentes formas de expressão;
·         Valorizar a leitura como fonte de prazer e conhecimento;
·         Ter autonomia e criticidade crescentes nas produções escritas;
·         Valorizar a pesquisa como fonte de conhecimento e aprendizagem;
·         Exercitar a cidadania por meio do domínio da língua formal;
·         Valorizar o uso constante do dicionário;
·         Respeitar a produção própria e alheia;
·         Ter iniciativa e autonomia para ler mesmo não convencionalmente;
·         Valorizar o meio-ambiente;
·         Valorizar as ações coletivas que repercutem na melhoria das condições de vida das localidades;
·         Valorizar os cuidados necessários para a preservação do meio ambiente (animais e planta).

PROCEDIMENTAIS:

·         Descrever oralmente as sensações e sentimentos (tristeza, alegria, frustração, dor, cansaço, euforia, tédio etc.), advindos da vivência e/ou da apreciação das manifestações e produções culturais;
·         Improvisar cenas teatrais com os colegas, a partir de estímulos variados (tais como temas, sons, gestos, objetos etc.), integrando-se com eles, sabendo ouvir e esperar a hora de falar;
·         Reconhecer e integrar com os colegas na elaboração de cenas e peças teatrais;
  • Criar cenários para apresentação das peças de teatro;
  • Realizar leitura de mapas;
  • Localizar-se no espaço;
·         Utilizar-se de mapas para localizar-se;
  • Identificar ações para a manutenção do ambiente saudável em locais de uso individual e coletivo;
  • Observar no ambiente próximo, variados materiais, equipamentos, objetos e produtos industrializados reconhecendo diferentes funções, usos e localização;
  • Utilizar as informações obtidas para justificar suas ideias;
  • Comunicar oralmente as suposições, os dados e as conclusões, respeitando diferentes opiniões.


HABILIDADES

  • Conhecer os recursos interpretativos;
  • Conhecer e utilizar recursos da sonoplastia, cenografia, vestuário e “back stage” ou coxia;
·         Interpretar pequenas cenas com os conhecimentos adquiridos;
·         Relacionar o artigo de divulgação científica à situação comunicativa e ao suporte em que circula originalmente;
·         Estabelecer a relação entre o título e o corpo do texto ou entre as imagens (fotos e ilustrações) e o corpo do texto;
·         Inferir o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto ou selecionar a acepção mais adequada em verbete de dicionário ou de enciclopédia.
·         Recuperar informações explícitas;
·         Revisar e editar o texto, focalizando os aspectos estudados na análise e reflexão sobre a língua e a linguagem. Identificar, com o auxílio do professor, possíveis elementos da organização interna do artigo de divulgação científica: esquematização inicial, expansão, conclusão;
·         Participar de situações de intercâmbio oral, formulando perguntas ou estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores;
·         Reconhecer as intervenções humanas no ambiente natural de acordo com suas necessidades: canalização de rios, construção de pontes, aplainamento de morros, áreas populacionais e outros;
·         Consequências da transformação da natureza pelo homem: desmatamento, poluição e outros, compreendendo problemas característicos do nosso país;
·         Perceber as transformações que o homem vem realizando, ao longo da história da humanidade, no meio ambiente, a fim de adaptá-lo aos seus interesses e necessidades;
·         Pesquisar diferentes tipos de fontes históricas: filmes, livros, entrevistas, músicas, fotos, entre outros;
·         Valorizar as ações coletivas que repercutem na melhoria das relações pessoais e grupais;
·         Enfatizar o respeito mútuo, a solidariedade, a justiça e o diálogo, perante as opiniões dos colegas das classes;
·         Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade;
·         Organizar alguns repertórios históricos e culturais que permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo;
·         Identificar meios de preservação dos recursos naturais.
·         Valorizar o processo de coleta seletiva e o tratamento do lixo domiciliar.
·          

METODOLOGIA

·         Apresentar o projeto;
·         Escolher o nome da cidade;
·         Escolher o produto a ser industrializado e o nome da fábrica;
·         Pesquisar em mapas para localizar a cidade;
·         Pesquisar fontes poluidoras da água, do solo e do ar;
·         Pesquisar sobre profissões;
·         Pesquisar sobre passeatas e protestos;
·         Pesquisar o que é como se forma um Júri Popular;
·         Registros das pesquisas.
           
SISTEMA DE AVALIAÇÃO

            A avaliação será contínua e diária, visando observar comportamentos como: elaboração pessoal de desenhos, pinturas, mosaicos, colagem, música, participação na bandinha, dança e teatro, atenção, participação, oralidade, interesse, persistência e criatividade. Diagnosticar o nível de desenvolvimento cognitivo, de procedimentos e atitudes individuais dos alunos através de:
ü  Atividades orais: roda de conversa, apresentações no palco, participação nas Oficinas de arte;
ü  Registro: produção artística em geral;
ü  Observação do relacionamento interpessoal e grupal: participação, assiduidade, responsabilidade, autonomia, cuidado, empatia, solução de conflitos, diálogo entre outros;
ü  Observação do desenvolvimento de atitudes relativas ao convívio em sociedade e comportamento cidadão: roda de conversa, assembleias, grupo de ajuda, tomada de decisões, ações em grupo, ações na comunidade, utilização de equipamento público, saída da escola, ida ao teatro;
ü  Verificação da compreensão de conteúdos conceituais: provas, pesquisas, aplicação na solução de problemas, desafios, estudos de caso, entre outros.
           
            Analisar o desenvolvimento geral da turma, possibilitando a reflexão sobre o processo ensino e aprendizagem para redefinições de rumos no replanejamento periódico;
Analisar os progressos e as dificuldades de cada aluno, diagnosticando os casos que necessitem de recuperação continuada, ou acompanhamento especializado.

 EXEMPLO DA CIDADE FICTÍCIA MONTADA POR MEUS ALUNOS DO 5º ANO EM 2014:

CAPA:
 SITUAÇÃO PROBLEMA:
ATIVIDADE COLETIVA: PERSONAGENS E ELABORAÇÃO DA CIDADE (NOME, HISTÓRIA, PONTOS TURÍSTICOS, SERIA BOM TER UM MAPA PARA OS ALUNOS SE LOCALIZAREM E DECIDIREM SE QUEREM QUE SUA CIDADE SE LOCALIZE NO CAMPO, MONTANHAS, LITORAL ETC, COMO SOMOS DO LITORAL, AS CRIANÇAS QUISERAM SE AVENTURAR PELA SERRA DA MANTIQUEIRA)


ATIVIDADE COLETIVA: HISTÓRIA DA INDÚSTRIA POLUIDORA (PRODUTO QUE FABRICA)

ATIVIDADE INDIVIDUAL: QUEM SOU EU (AS CRIANÇAS ADORAM ESSA ATIVIDADE, COLOCAM SUAS IDADES, SE SÃO CASADOS, SOLTEIROS, SE TEM FILHOS ETC E ARGUMENTAM SE SÃO CONTRA OU A FAVOR DA PERMANÊNCIA DA INDÚSTRIA NA CIDADE) ABAIXO DO "QUEM SOU EU" VEM A FORMAÇÃO DO JÚRI POPULAR, UM DIA EM QUE VIRÃO CARACTERIZADOS DE SEUS PERSONAGENS, PARA COMPOR O JÚRI É FEITO UM SORTEIO NA HORA DA ENCENAÇÃO PELO (A) JUIZ(A), A CONCLUSÃO É FEITA COM AUXÍLIO DO PROFESSOR
ESTA PARTE ABAIXO "O QUE APRENDEMOS" É ANEXADA DEPOIS DO FIM DO PROJETO NO PORTFÓLIO DE CADA ALUNO


ANEXOS
Imprimir para os alunos irem desenvolvendo ao longo do projeto (PS: imprimir em forma de portfólio, grampear e dar todas as folhas de uma vez, assim, quando for o momento do projeto, cada aluno pega o seu e faz a tarefa proposta do dia, coletiva ou individual)


CAPA:
Prefeitura Municipal de São Sebastião
Secretaria Municipal da Educação
Escola Municipal de Camburi







  
        


CIDADE FICTÍCIA
5º ANO A - 2014           










NOME: _______________________________________________________
Profª: Amanda Clemente de Assis Morais
          

Projeto Cidade Fictícia
1 – Situação
            Uma indústria poluidora foi construída numa pequena cidade. O processo de urbanização nos arredores da empresa foi inevitável e, na busca de produzir sempre mais, os donos da fábrica não se preocuparam com o meio ambiente, eliminando dejetos tóxicos no ar e nos rio da cidade.
            Em consequência, muitos peixes morreram e ainda muitos irão morrer por causa da poluição e doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos, foram registradas na cidade devido aos gases tóxicos eliminados pela indústria.
            Por outro lado, grande parte da população trabalha na indústria e mantém suas famílias como salário que recebe dela. Além disso, seus produtos industrializados, distribuídos na cidade e fora dela, geram benefícios para a economia local.
            Um movimento popular acabou com a calma da cidade. Muitos tentaram expor suas ideias, já que a discussão girava em torno da seguinte questão:
“A indústria deve ou não permanecer ativa na cidade?”
            E você, o que acha?
            Para tornar nossa discussão mais dinâmica, fazendo um debate com argumentos diferenciados e consistentes, sugerimos alguns personagens que representarão os moradores da cidade em questão.
            Sua tarefa será apropriar-se da realidade de uma personagem e criar argumentos para defender sua opinião, estando contra ou a favor da manutenção da indústria.

2- Personagens

Prefeito(a): ______________________________________________________
Proprietário (a) da fábrica: __________________________________________
Advogado(a) da fábrica (Defesa): ____________________________________
Advogado(a) da população (Acusação): _______________________________
Juiz(a): _________________________________________________________
Líder do Movimento Popular: ________________________________________
Agricultor: _______________________________________________________
Dono(a) de mercado: ______________________________________________
Dona de casa: ___________________________________________________
Médico(a): ______________________________________________________
Dentista: ________________________________________________________
Professor(a): ____________________________________________________
Apresentador(a) de telejornal: _______________________________________
Repórter: _______________________________________________________
Veterinário(a): ___________________________________________________
Policial: _________________________________________________________
Delegado(a): ____________________________________________________
Pescador: _______________________________________________________
Operários da Fábrica: _____________________________________________
_______________________________________________________________
Jornalista: ______________________________________________________
Desempregado(a): ________________________________________________
Fazendeiro(a) ____________________________________________________

3 – Elaboração da cidade
Nome da cidade: _________________________________________________

Localização da cidade:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Histórico da cidade:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Pontos turísticos/lazer da cidade:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



4 – Histórico da indústria

            Indústria instalada há 30 anos na cidade e que está causando poluição no município.
            (Registro coletivo da pesquisa feita para descobrir tipos de indústrias poluidoras, seus benefícios e malefícios, destacando a localização da indústria na cidade, os benefícios e malefícios, destacando a localização da indústria na cidade, os benefícios que trouxe ao ser instalada e os danos causados ao meio ambiente.)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Perfil: Quem eu sou?
            Agora que você já escolheu o seu papel na cidade, escreva um texo contando como você é.
            Neste texto você deverá informar o seu nome, idade, profissão, onde mora, estado civil, onde mora, com quem mora e o que gosta de fazer nas horas de folga. Por fim, deverá dar a sua opinião, a favor ou contra a permanência da fábrica poluidora na cidade e fundamentá-la com bons argumentos.
            Bom trabalho!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


6 - Júri Popular
Composição:
Juiz(a): _________________________________________________________
Advogados:
Defesa: _________________________________________________________
Acusação: ______________________________________________________

Representantes da comunidade:
1: _____________________________________________________________
2: _____________________________________________________________
3: _____________________________________________________________
4:______________________________________________________________
5:______________________________________________________________
6: _____________________________________________________________

Conclusão:
            Registre abaixo, de forma resumida, o resultado do debate e a sentença proferida pelo(a) Juiz(a):
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


0 comentários:

Postar um comentário

 

Professora Amanda © 2008. Design By: SkinCorner