PROJETO
CIDADE FICTÍCIA
Profª
Amanda Clemente de Assis Morais
Disciplinas: Artes,
Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências.
Ano: 5°
ano EFI
Aulas: 15
aulas
OBJETIVOS:
ARTE
- Perceber
a importância dos projetos na produção de seus trabalhos e em seu processo
de criação;
- Executar
estudos prévios para seus trabalhos, percebendo sua importância para um
trabalho mais elaborado;
- Criar
personagem e representá-lo em peça teatral.
LÍNGUA
PORTUGUESA
·
Ler e interpretar Textos Argumentativos, Carta
de Leitor e Textos de Divulgação Científica, com autonomia, expressividade,
ritmo, altura e entonação adequadas;
·
Identificar características e elementos
estruturais para compreender os textos lidos / ouvidos e saber reescrevê-los;
·
Ler compreendendo e interpretando o que se lê;
·
Assumir posição diante de características,
atitudes e ações de personagens e defender suas ideias, com argumentos
convincentes;
·
Produzir textos argumentativos, cuidando da
formatação, recuo, pontuação, discurso direto, paragrafação e ortografias
adequadas;
·
Reescrever textos, desenvolvendo habilidades,
consciência de leitor e revisor;
·
Apropriar-se das regularidades e
irregularidades linguísticas e utilizar esses conhecimentos em situações de
interação;
·
Reconhecer e refletir sobre o sistema ortográfico,
compreender as regularidades ortográficas e memorizar as irregularidades e
minimizar os erros;
·
Apropriar-se de conceitos relativos às classes
gramaticais e suas flexões e utilizá-los, percebendo a função que representam
nos textos.
GEOGRAFIA
·
Identificar as diferentes fontes de pesquisas;
·
Refletir sobre a relação Homem / Natureza;
·
Dominar procedimentos de captação e conservação
de ideias do texto e dos procedimentos de reestruturação das informações:
textos coletivos, resumos ou esquemas;
·
Realizar leitura de mapas.
HISTÓRIA
·
Identificar as diferentes fontes históricas e
compreender a sua relação com a escrita da História;
·
Perceber as permanências e mudanças no tempo
histórico;
·
Construção dos conceitos estruturantes: etnia,
dominação / resistência e civilização;
·
Caracterizar o espaço e a construção da
História como uma manifestação da atividade humana.
CIÊNCIAS
- Desenvolver
a investigação científica a partir de situações-problema, da observação,
do levantamento de hipóteses, da comunicação e do debate de fatos e
ideias;
- Relacionar
a preservação dos ecossistemas como fator decisivo para manutenção da vida
no planeta.
COMPETÊNCIAS
·
Conhecer, observar, apreciar e construir arte:
visual, musical, teatral, através da vivência e da interpretação da realidade construindo
sua poética pessoal;
·
Segmentar
o texto em parágrafos, em decorrência das restrições impostas pelos gêneros;
·
Pontuar
corretamente passagens de discurso direto, em razão das restrições impostas
pelo gênero.
CONTEÚDOS
CONCEITUAIS:
·
Expressão e comunicação;
·
Expressão e comunicação, Jogos de atenção,
observação e improvisação;
·
Expressão corporal, plástica e sonora;
·
Produção Coletiva;
·
Criação teatral;
·
Gêneros textuais - Artigos de divulgação
científica;
·
Coerência e coesão textual;
·
Pontuação;
·
As intervenções humanas no ambiente natural
de acordo com suas necessidades: canalização de rios, construção de pontes,
aplainamento de morros, áreas populacionais e outros;
·
Pesquisar
em fontes diretas e indiretas ;
·
Coletar
informações por meio de observação direta e indireta;
·
Utilizar
diferentes fontes de informação para leituras críticas e construção de
sínteses;
- Noções
de ecologia;
- Ecossistemas
(exemplos de ecossistemas);
- Desequilíbrio
ecológico;
- Ecossistemas
ameaçados.
ATITUDINAIS:
·
Respeitar, mediante os combinados da classe, o
direito de expressão dos colegas, compreendendo a importância da expressão pessoal
para a construção coletiva;
·
Valorizar o direito a liberdade de expressão e
preservação da cultura;
·
Respeitar a sua vez de falar;
·
Respeitar as diferentes formas de expressão;
·
Valorizar a leitura como fonte de prazer e
conhecimento;
·
Ter autonomia e criticidade crescentes nas
produções escritas;
·
Valorizar a pesquisa como fonte de conhecimento
e aprendizagem;
·
Exercitar a cidadania por meio do domínio da
língua formal;
·
Valorizar o uso constante do dicionário;
·
Respeitar a produção própria e alheia;
·
Ter iniciativa e autonomia para ler mesmo não
convencionalmente;
·
Valorizar o meio-ambiente;
·
Valorizar as ações coletivas que repercutem na
melhoria das condições de vida das localidades;
·
Valorizar
os cuidados necessários para a preservação do meio ambiente (animais e planta).
PROCEDIMENTAIS:
·
Descrever
oralmente as sensações e sentimentos (tristeza, alegria, frustração, dor,
cansaço, euforia, tédio etc.), advindos da vivência e/ou da apreciação das
manifestações e produções culturais;
·
Improvisar
cenas teatrais com os colegas, a partir de estímulos variados (tais como temas,
sons, gestos, objetos etc.), integrando-se com eles, sabendo ouvir e esperar a
hora de falar;
·
Reconhecer
e integrar com os colegas na elaboração de cenas e peças teatrais;
- Criar cenários para apresentação
das peças de teatro;
- Realizar leitura de mapas;
- Localizar-se no
espaço;
·
Utilizar-se
de mapas para localizar-se;
- Identificar
ações para a manutenção do ambiente saudável em locais de uso individual e
coletivo;
- Observar
no ambiente próximo, variados materiais, equipamentos, objetos e produtos
industrializados reconhecendo diferentes funções, usos e localização;
- Utilizar as
informações obtidas para justificar suas ideias;
- Comunicar oralmente
as suposições, os dados e as conclusões, respeitando diferentes opiniões.
HABILIDADES
- Conhecer os recursos interpretativos;
- Conhecer e utilizar recursos da
sonoplastia, cenografia, vestuário e “back stage” ou coxia;
·
Interpretar
pequenas cenas com os conhecimentos adquiridos;
·
Relacionar
o artigo de divulgação científica à situação comunicativa e ao suporte em que
circula originalmente;
·
Estabelecer
a relação entre o título e o corpo do texto ou entre as imagens (fotos e ilustrações)
e o corpo do texto;
·
Inferir
o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto ou selecionar a
acepção mais adequada em verbete de dicionário ou de enciclopédia.
·
Recuperar
informações explícitas;
·
Revisar
e editar o texto, focalizando os aspectos estudados na análise e reflexão sobre
a língua e a linguagem. Identificar, com o auxílio do professor, possíveis
elementos da organização interna do artigo de divulgação científica:
esquematização inicial, expansão, conclusão;
·
Participar
de situações de intercâmbio oral, formulando perguntas ou estabelecendo
conexões com os conhecimentos prévios, vivências, crenças e valores;
·
Reconhecer
as intervenções humanas no ambiente natural de acordo com suas necessidades:
canalização de rios, construção de pontes, aplainamento de morros, áreas
populacionais e outros;
·
Consequências
da transformação da natureza pelo homem: desmatamento, poluição e outros,
compreendendo problemas característicos do nosso país;
·
Perceber
as transformações que o homem vem realizando, ao longo da história da
humanidade, no meio ambiente, a fim de adaptá-lo aos seus interesses e
necessidades;
·
Pesquisar
diferentes tipos de fontes históricas: filmes, livros, entrevistas, músicas,
fotos, entre outros;
·
Valorizar
as ações coletivas que repercutem na melhoria das relações pessoais e grupais;
·
Enfatizar
o respeito mútuo, a solidariedade, a justiça e o diálogo, perante as opiniões
dos colegas das classes;
·
Reconhecer
o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na
configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em
sociedade;
·
Organizar
alguns repertórios históricos e culturais que permitam localizar acontecimentos
numa multiplicidade de tempo;
·
Identificar meios de preservação dos recursos
naturais.
·
Valorizar o processo de coleta seletiva e o
tratamento do lixo domiciliar.
·
METODOLOGIA
·
Apresentar
o projeto;
·
Escolher
o nome da cidade;
·
Escolher
o produto a ser industrializado e o nome da fábrica;
·
Pesquisar
em mapas para localizar a cidade;
·
Pesquisar
fontes poluidoras da água, do solo e do ar;
·
Pesquisar
sobre profissões;
·
Pesquisar
sobre passeatas e protestos;
·
Pesquisar
o que é como se forma um Júri Popular;
·
Registros
das pesquisas.
SISTEMA
DE AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e diária,
visando observar comportamentos como: elaboração pessoal de desenhos, pinturas,
mosaicos, colagem, música, participação na bandinha, dança e teatro, atenção,
participação, oralidade, interesse, persistência e criatividade. Diagnosticar o
nível de desenvolvimento cognitivo, de procedimentos e atitudes individuais dos
alunos através de:
ü Atividades orais: roda de
conversa, apresentações no palco, participação nas Oficinas de arte;
ü Registro: produção artística em geral;
ü Observação do relacionamento interpessoal e grupal: participação,
assiduidade, responsabilidade, autonomia, cuidado, empatia, solução de
conflitos, diálogo entre outros;
ü Observação do desenvolvimento de atitudes
relativas ao convívio em sociedade e comportamento cidadão: roda de conversa,
assembleias, grupo de ajuda, tomada de decisões, ações em grupo, ações na
comunidade, utilização de equipamento público, saída da escola, ida ao teatro;
ü Verificação da compreensão de conteúdos
conceituais: provas, pesquisas, aplicação na solução de problemas, desafios,
estudos de caso, entre outros.
Analisar o desenvolvimento geral da turma, possibilitando
a reflexão sobre o processo ensino e aprendizagem para redefinições de rumos no
replanejamento periódico;
Analisar os progressos e as dificuldades de
cada aluno, diagnosticando os casos que necessitem de recuperação continuada,
ou acompanhamento especializado.
EXEMPLO DA CIDADE FICTÍCIA MONTADA POR MEUS ALUNOS DO 5º ANO EM 2014:
CAPA:
SITUAÇÃO PROBLEMA:ATIVIDADE COLETIVA: PERSONAGENS E ELABORAÇÃO DA CIDADE (NOME, HISTÓRIA, PONTOS TURÍSTICOS, SERIA BOM TER UM MAPA PARA OS ALUNOS SE LOCALIZAREM E DECIDIREM SE QUEREM QUE SUA CIDADE SE LOCALIZE NO CAMPO, MONTANHAS, LITORAL ETC, COMO SOMOS DO LITORAL, AS CRIANÇAS QUISERAM SE AVENTURAR PELA SERRA DA MANTIQUEIRA)
ATIVIDADE COLETIVA: HISTÓRIA DA INDÚSTRIA POLUIDORA (PRODUTO QUE FABRICA)
ATIVIDADE INDIVIDUAL: QUEM SOU EU (AS CRIANÇAS ADORAM ESSA ATIVIDADE, COLOCAM SUAS IDADES, SE SÃO CASADOS, SOLTEIROS, SE TEM FILHOS ETC E ARGUMENTAM SE SÃO CONTRA OU A FAVOR DA PERMANÊNCIA DA INDÚSTRIA NA CIDADE) ABAIXO DO "QUEM SOU EU" VEM A FORMAÇÃO DO JÚRI POPULAR, UM DIA EM QUE VIRÃO CARACTERIZADOS DE SEUS PERSONAGENS, PARA COMPOR O JÚRI É FEITO UM SORTEIO NA HORA DA ENCENAÇÃO PELO (A) JUIZ(A), A CONCLUSÃO É FEITA COM AUXÍLIO DO PROFESSOR
ESTA PARTE ABAIXO "O QUE APRENDEMOS" É ANEXADA DEPOIS DO FIM DO PROJETO NO PORTFÓLIO DE CADA ALUNO
ANEXOS
Imprimir para os alunos irem desenvolvendo ao longo do projeto (PS: imprimir em forma de portfólio, grampear e dar todas as folhas de uma vez, assim, quando for o momento do projeto, cada aluno pega o seu e faz a tarefa proposta do dia, coletiva ou individual)
CAPA:
Prefeitura Municipal de São Sebastião
Secretaria Municipal da
Educação
Escola Municipal de Camburi
CIDADE FICTÍCIA
5º ANO A - 2014
NOME:
_______________________________________________________
Profª: Amanda Clemente de Assis Morais
Projeto
Cidade Fictícia
1
– Situação
Uma indústria poluidora foi construída numa pequena
cidade. O processo de urbanização nos arredores da empresa foi inevitável e, na
busca de produzir sempre mais, os donos da fábrica não se preocuparam com o
meio ambiente, eliminando dejetos tóxicos no ar e nos rio da cidade.
Em consequência, muitos peixes morreram e ainda muitos
irão morrer por causa da poluição e doenças respiratórias, principalmente em
crianças e idosos, foram registradas na cidade devido aos gases tóxicos
eliminados pela indústria.
Por outro lado, grande parte da população trabalha na
indústria e mantém suas famílias como salário que recebe dela. Além disso, seus
produtos industrializados, distribuídos na cidade e fora dela, geram benefícios
para a economia local.
Um movimento popular acabou com a calma da cidade. Muitos
tentaram expor suas ideias, já que a discussão girava em torno da seguinte
questão:
“A
indústria deve ou não permanecer ativa na cidade?”
E você, o que acha?
Para tornar nossa discussão mais dinâmica, fazendo um
debate com argumentos diferenciados e consistentes, sugerimos alguns
personagens que representarão os moradores da cidade em questão.
Sua tarefa será apropriar-se da realidade de uma personagem e criar argumentos para defender sua opinião, estando contra ou a
favor da manutenção da indústria.
2-
Personagens
Prefeito(a):
______________________________________________________
Proprietário (a) da fábrica:
__________________________________________
Advogado(a) da fábrica
(Defesa): ____________________________________
Advogado(a) da população
(Acusação): _______________________________
Juiz(a):
_________________________________________________________
Líder do Movimento Popular:
________________________________________
Agricultor:
_______________________________________________________
Dono(a) de mercado:
______________________________________________
Dona de casa:
___________________________________________________
Médico(a): ______________________________________________________
Dentista:
________________________________________________________
Professor(a):
____________________________________________________
Apresentador(a) de telejornal:
_______________________________________
Repórter:
_______________________________________________________
Veterinário(a):
___________________________________________________
Policial:
_________________________________________________________
Delegado(a):
____________________________________________________
Pescador:
_______________________________________________________
Operários da Fábrica:
_____________________________________________
_______________________________________________________________
Jornalista:
______________________________________________________
Desempregado(a):
________________________________________________
Fazendeiro(a)
____________________________________________________
3
– Elaboração da cidade
Nome da cidade:
_________________________________________________
Localização da cidade:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Histórico da cidade:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pontos turísticos/lazer da
cidade:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4
– Histórico da indústria
Indústria instalada há 30 anos na cidade e que está
causando poluição no município.
(Registro
coletivo da pesquisa feita para descobrir tipos de indústrias poluidoras, seus
benefícios e malefícios, destacando a localização da indústria na cidade, os
benefícios e malefícios, destacando a localização da indústria na cidade, os
benefícios que trouxe ao ser instalada e os danos causados ao meio ambiente.)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-
Perfil: Quem eu sou?
Agora que você já escolheu o seu papel na cidade, escreva
um texo contando como você é.
Neste texto você deverá informar o seu nome, idade,
profissão, onde mora, estado civil, onde mora, com quem mora e o que gosta de
fazer nas horas de folga. Por fim, deverá
dar a sua opinião, a favor ou contra a permanência da fábrica poluidora na
cidade e fundamentá-la com bons argumentos.
Bom trabalho!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6
- Júri Popular
Composição:
Juiz(a):
_________________________________________________________
Advogados:
Defesa:
_________________________________________________________
Acusação:
______________________________________________________
Representantes da comunidade:
1:
_____________________________________________________________
2:
_____________________________________________________________
3:
_____________________________________________________________
4:______________________________________________________________
5:______________________________________________________________
6: _____________________________________________________________
Conclusão:
Registre abaixo, de forma resumida, o resultado do debate
e a sentença proferida pelo(a) Juiz(a):
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
0 comentários:
Postar um comentário