SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – NARRATIVAS DE ENIGMA
"Viver é meu código e meu enigma.
e quando eu morrer serei para os
outros um código e um enigma."
Clarice Lispector
Introdução
Os alunos sempre apresentaram dificuldades para
escreverem textos de sequências narrativas, com elementos de conflito,
caracterização de personagens, clímax da história e, principalmente desfechos
coerentes com o processo narrativo desenvolvido.
A maioria possui ótimas ideias para produzir
narrativas, mas muitas vezes se perdem na situação problema.
O processo mental para escrever e o resultado desse
processo, o texto, são as habilidades necessárias para a construção da escrita.
Esta sequência didática visa trabalhar com os alunos a estrutura (planejamento,
transcrição, edição e revisão) e a forma linguística que caracterizam esse tipo
de texto, narrativa, utilizando um gênero que a maioria gosta muito: enigma,
suspense e terror, não somente escrevendo, mas vivendo, num clima de muito
mistério, suspense e pistas.
Depois de experimentar
muitas emoções, perigos e aventuras na pauta anterior, nesta nova
etapa, vivenciaremos profundamente as partes que compõem uma
Narrativa de enigma, suspense e terror.
Do início ao fim, experimentaremos trajetórias emocionantes, muitas vezes
arrepiantes, enfrentando problemas, soluções e desfechos variados em tempos e
espaços distintos. Conheceremos e descreveremos as características de personagens
enigmáticos, horripilantes, suspeitos e corajosos, que marcaram a história destemidamente.
Objetivos
·
Fornecer orientação específica aos alunos para ler,
interpretar e escrever seus contos de mistérios;
- Localizar e diferenciar as partes que compõem uma Narrativa
de Enigma;
- Produzir narrativas seguindo os itens abaixo:
→ Caracterização de
personagens, incluindo sentimentos e sensações;
→ Descrição de cenários e
ambientes;
→ Atmosfera de suspense e clímax;
→ Marcadores temporais e espaciais;
- Observar e empregar recursos descritivos (substantivo, adjetivos
e locuções adjetivas, verbos e locuções adverbiais), textuais do gênero,
identificando os efeitos de sentido por eles criados.
·
Reforçar as fases do processo de composição da
escrita: planejamento (geração das ideias, organização e estrutura) e a
determinação dos objetivos da produção: situação inicial, situação
problemática, clímax, resolução dos problemas, desfecho coerente, uso dos
recursos linguísticos e a fase da revisão, a reescrita.
Ano
5º ano EFI
Conteúdos específicos
- Elementos da narrativa;
- Estrutura da narrativa;
- Escolhas para esse tipo de texto: advérbios e tempos verbais, léxico específico (relacionado com o clima de suspense);
- Leituras de contos de suspense;
- Apresentação oral dos contos com boa dicção, entonação e tom de voz audível.
Metodologia
·
Lendo e interpretando textos do gênero proposto;
·
Desenhos expressivos;
·
Busca de pistas pela escola para solucionar um
mistério;
·
Preencher o quadro das sequências lógicas para
desvendar o mistério;
·
Sistematização das narrativas: motivo, fato,
conseqüência;
Tempo
estimado
Aproximadamente 8 aulas.
Material necessário
Aproximadamente 8 aulas.
Material necessário
- Materiais diversos para montagem da sala de
contação de histórias de mistério;
- Cópias do texto Conto de Mistério, de Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto);
- Cópias do texto Conto de Mistério, de Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto);
- Cópias
do texto “Drácula” (adaptado);
- Cópias do trecho “Reescreva” (lição de casa anexo);
- Vários exemplares de livros de contos de mistério;
- Folhas de pauta para produção de texto, em suas várias versões;
- Mural para exposição dos textos e desenhos dos alunos;
- Materiais diversos para montagem da sala de contação de histórias.
Desenvolvimento das atividades
- Vários exemplares de livros de contos de mistério;
- Folhas de pauta para produção de texto, em suas várias versões;
- Mural para exposição dos textos e desenhos dos alunos;
- Materiais diversos para montagem da sala de contação de histórias.
Desenvolvimento das atividades
**Durante as aulas serão lidos vários contos de
enigmas, e em diversos momentos, como retorno do recreio etc.
1ª aula - 04/05/2012
Conversar com os alunos sobre contos, histórias e
filmes de mistério. Levantar com eles que elementos existem nesses gêneros.
Anotar em uma folha de papel pardo, que ficará exposta na classe, durante todas
as aulas. Em seguida, vamos ler o texto “Medo? Todo mundo tem!!!” e fazer
os exercícios de interpretação do texto (CEREJA & MAGALHÃES, 2010, p.
29-32), o exercício 7 propõe que façam um desenho com o tema “Do que você tem
medo?” que será exposto no mural.
2ª aula
Conversa numa roda no pátio, sobre as obras do
Museu Imperial em Petrópolis, no Rio de Janeiro, contando a “história” que o
museu está “abandonado” e muitos dizem ser mal assombrado, tanto que algo sumiu
do museu, mas o quê? Quem levou?
“Vocês serão os detetives. Quem tem coragem?”
Serão divididos em 5 grupos (cores) e receberão um
ingresso (confeccionado pela professora) para entrar no museu que será na
própria sala de aula, na porta, haverá uma grade inscrição “Museu Imperial”;
dentro, nas paredes, xerox de algumas
obras e em algumas mesas, objetos do museu confeccionados pela professora; a
sala estará com a luz apagada, janelas e cortinas fechadas, algumas velas
acesas, na “penumbra”, algumas “teias de aranha” ajudarão também a dar o clima
de suspense e terror.
Durante o “aterrorizador passeio” no museu,
perceberão a peça que falta: a coroa de D. Pedro. Ao saírem do museu cada grupo
receberá a 1ª pista para investigar o sumiço da coroa. As demais pistas estarão
espalhadas pela escola (pátio, quadra, bosque, biblioteca).
O primeiro grupo que chegar com a conclusão do caso
e preencher o diagrama das pistas, ganha.
3ª aula
Ler a introdução sobre Narrativa de enigma da
apostila de Língua Portuguesa e destacar as partes importantes. Em seguida
ler o conto de mistério “A faixa malhada” (DOYLE, 2006, p. 25-46).
Em seguida fazer os exercícios (disponível em: https://mundosherlock.wordpress.com/canon_e/arthur-conan-doyle-as-aventuras-de-sherlock-holmes-1892/a-faixa-malhada/ ).
Para casa, exercício xerocado, com adjetivos,
advérbios e locuções adjetivas e adverbiais para que percebam como este tipo de
léxico auxilia no conto de enigma:
Reescreva
o texto
Substitua os espaços pelos advérbios ou locuções no
quadro abaixo para expressar um clima de suspense.
Era ......................, vinha caminhando para
casa, .................................., chovia uma garoa fina e gelada.
...................................., olhei para o lado esquerdo e vi
..................., algo me pareceu uma trouxa de roupa, um saco de lixo.
......................, ...................., ........................................,
fui me aproximando ..................................., para não ser
surpreendido. E se fosse um bicho estranho que
.................................. avançasse sobre mim?
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4ª aula
Na sequência, começar a trabalhar os elementos e a
estrutura do conto:
Uma narrativa deve elucidar os acontecimentos,
respondendo às seguintes perguntas essenciais:
O QUÊ? - o(s)
fato(s) que determina(m) a história;
QUEM? - a
personagem ou personagens;
COMO? - o
enredo, o modo como se tecem os fatos;
ONDE? – o lugar
ou lugares da ocorrência
QUANDO? - o
momento ou momentos em que se passam os fatos;
POR QUÊ? - a
causa do acontecimento.
A estrutura de um conto pode ser a seguinte:
Uma situação inicial onde se expõe o assunto, o lugar
ou a ação que vai acontecer. A complicação ou o problema que vai se
apresentando gradativamente. O clímax que a complicação elevada ao máximo de
suspense. E o desfecho que soluciona ou tenta solucionar o problema.
Lembrar a eles os dois tipos de foco narrativo
(narradores) que costumam fazer parte dos contos de mistério: em primeira
pessoa (narrador personagem ou participante da ação) e narrador em terceira
pessoa (observador ou onisciente: que tudo viu, tudo sabe e expõe pensamentos e
sentimentos das personagens). Como criar o suspense? Crie frases que
sugiram apenas, provoque no leitor a vontade de querer saber o que vai
acontecer depois.
Iniciar o conto da história “Drácula” (com as luzes
apagadas, janelas e cortinas fechadas, claro). Parar a leitura no trecho “Agora
estou sozinho. Preciso descer pela parede e encontrar um modo de sair deste
lugar medonho.”
Fazer com que percebam como elementos de terror,
como as palavras “medonho, perigoso, terrível, tremer etc.” também fazem parte
da narrativa de enigma, criando o clima de suspense. Propor que continuem escrevendo,
com clímax e desfecho, como o personagem, Mr. Harker, conseguiu sair do castelo
de Drácula.
5ª aula
Começar a aula lendo o conto de Sérgio Porto “A
velhinha contrabandista” (disponível em: https://pensador.uol.com.br/frase/NTE3MzQ5/).
Fazer os exercícios da apostila de Língua
Portuguesa ainda do conto “A Faixa malhada”.
6ª aula
Ler
a história “O mistério da casa abandonada” (SABINO, 1991 apud Cócco &
Hailer, 1999, p. 101-103). Como o conto não está escrito inteiro, termina no
trecho “(...) junto à porta estava um velho horrendo, alto, barba suja, cabelos
desgrenhados, a nos olhar, mãos na cintura: - Que é que vocês dois estão
fazendo aqui? Quem são vocês?” A partir daí as crianças que continuarão a
história, observando os critérios de sucesso para esse tipo de narrativa.
7ª aula
Autoavaliação
Entregar as produções corrigidas com as
observações, então, cada um lerá a produção do amigo e fará uma avaliação da
leitura respondendo às questões (em folha xerocada, com cabeçalho do colégio,
linhas para resposta etc):
·
O texto apresentou a estrutura de uma narrativa de
enigma?
·
Narrou o fato, quando aconteceu, com quem aconteceu
e como aconteceu?
·
Você acha que ele conseguiu criar emoção, suspense?
·
Usou para isso os adjetivos nas descrições, verbos
e advérbios adequados?
Sugestões
ao autor:
Nome do leitor:
Nome do leitor:
Acompanhar a atividade andando pelas carteiras,
auxiliando nas avaliações, contemporizando falas e sugestões. Como lição de
casa, pedir que façam a revisão de seus contos, usando para isso as tabelas de
avaliação e as sugestões dos leitores. Nesse momento os autores já serão
capazes de formular novos objetivos para o processo de construção.
"Já decifrou o enigma? - indagou o Chapeleiro.
"Já decifrou o enigma? - indagou o Chapeleiro.
- Não, desisto - Alice respondeu. Qual é a resposta?
- Não tenho a menor ideia - disse o Chapeleiro.
- Nem eu - disse a lebre de Março.
- Afinal de contas quem sou eu? - Alice ficou pensando... Ah, este é o grande enigma! - concluiu animada."
Alice in Wonderland
-
Nosso Mural "Do que você te medo?"
DINÂMICA MISTÉRIO: MUSEU IMPERIAL
As perguntas são baseadas nas diversas disciplinas estudadas no bimestre
O Trono Real
Sala de obras de artes do Museu Imperial(releitura das obras de Portinari feitas pelos próprios alunos
Sala das Joias Reais (minhas bijuterias fizeram sucesso!!!)
Baú de Joias Reais
Grupo vencedor: Azul
Procurando as pistas espalhadas pela escola
Grupo Azul: Todas as pistas desvendadas, encontraram a coroa com vice diretora Rosa
5 comentários:
Olá, meu nome é Vânia e estou trabalhando tbm com narrativas de enigma. Gostei muito dessa sequencia, mas não consegui ver direito as pistas para o roubo no museu, percebi que nas pistas existem números. Vocês podem me dizer como é para que eu possa trabalhar com a minha turma? Obrigada e parabéns...
Adorei o projeto... Vou realizar com os meus alunos... obrigada
Professora, você não me deu só uma luz, mas um "holofote". Muito grata.
Muito boa a sua ideia, professora! Compartilharei com a minha turma de 7º ano! Obrigada!
Riquíssimo o seu blog. Parabéns!!!
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