Projeto "São Paulo é notícia"
Aos 458 anos da cidade de São Paulo (fundada em 25/01/1554), resolvi postar uma experiência, um projeto que vivi com meus alunos do 4º ano em 2010 entitulado: "São Paulo é notícia".
Objetivos gerais:
1.Recuperar, constantemente, os procedimentos de leitura e escrita de textos verbais e não verbais
2.Reconhecer a importância dos documentos como fontes históricas
3.Conhecer os conteúdos conceituais, problematizá-los e conectá-los às questões da vida cotidiana
|
5.Caracterizar o espaço geográfico e a construção da história como uma manifestação da atividade humana
6.Refletir sobre a relação Homem/Natureza
7.Realizar leitura de mapas
|
Conceitos estruturantes:
1. Transformações históricas
2. Patrimônio cultural e ambiental
3. Cultura
4. Tradição
5. Industrialização
6. Cidadania
7. Qualidade de vida
Objetivos da série – o que deve ser garantido para a série seguinte:
1.Dominar os procedimentos de captação e conservação das ideias dos diferentes textos e os procedimentos de reestruturação das informações por meio de diferentes linguagens
2.Identificar as diferentes fontes históricas e compreender a sua relação com a escrita da História
3. Identificar mudanças e permanências do tempo histórico
4.Compreender que as representações cartográficas são processos históricos fundamentais para a constituição da identidade de um povo
5. Identificar as principais características geográficas da região Sudeste do Brasil
6. Reconhecer e valorizar o patrimônio histórico-cultural da Cidade de São Paulo
7. Caracterizar a pluralidade cultural da Cidade de São Paulo
8. Identificar os limites entre as esferas públicas e privadas no espaço urbano
9. Compreender os principais conflitos socioeconômicos que se manifestam na Cidade de São Paulo
10.Caracterizar os principais problemas ambientais de uma grande metrópole
11.Compreender o processo de formação da Cidade de São Paulo nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX
12.Refletir sobre o exercício da cidadania na cidade de São Paulo
- O que deve ser garantido para a série seguinte:
2.Conceitos estruturantes: cidadania; cultura; representação espacial; paisagens geográficas regionais
Conteúdos:
- Características geográficas da Região Sudeste:
• Estados e capitais
• Conceitos de relevo: planície, planalto, montanha e depressão
• O relevo da Região Sudeste
• As zonas climáticas da Terra
• O clima na Região Sudeste
- Características geográficas da Região Sudeste:
• Conceitos de hidrografia
• A hidrografia da Região Sudeste
• A vegetação da Região Sudeste
- A história da cidade de São Paulo:
• A fundação da cidade
• Entradas e Bandeiras
• A economia cafeeira
• O início da industrialização
- O patrimônio:
• Conceito de patrimônio
• Patrimônio público
• Patrimônio cultural
• Patrimônio ambiental
- Cultura e meios de comunicação na cidade de São Paulo
- O desenvolvimento tecnológico na cidade de São Paulo
- O desenvolvimento tecnológico na cidade de São Paulo
- A diversidade cultural dos bairros da cidade de São Paulo
- O lazer e a qualidade de vida na cidade de São Paulo
- O a crescimento acelerado da cidade de São Paulo
- Os grandes problemas urbanos da cidade de São Paulo
- Conteúdos procedimentais:
1.Procedimentos de captação e conservação das ideias dos textos verbais e não verbais:
- antecipa, faz inferências e verifica-as; identifica e destaca as ideias principais; localiza indicadores históricos (tempo; espaço; narrador; ponto de vista; causas e consequências); organiza as ideias; percebe globalmente o texto;
2.Procedimentos de reestruturação da informação:
- Registra as conclusões estruturais por meio de textos elaborados coletivamente, resumos, esquemas e outras linguagens.
ESTUDO DE MEIO: CENTRO
HISTÓRICO DE SÃO PAULO
Antes
-
Fazendo a integração com Língua Portuguesa
e Arte, pedir para que cada aluno traga
um cartão-postal da cidade de São Paulo.
-
Comentar os cartões propondo questões
como:
1.
Você já visitou esse lugar?
2.
É perto da sua casa?
3.
Se ainda não o conhece, gostaria de conhecê-lo ?
-
A classe poderá montar um mural com os cartões ou fazer, entre os alunos, um tipo de amigo secreto em que os cartões
seriam enviados com uma mensagem, pelo
correio.
-
Exibir, na lousa eletrônica, o power point “São Paulo em duas época” que mostra fotos de São Paulo antiga e de agora, tendo como fundo
musical Caetano Veloso cantando SAMPA.
- Dar o roteiro
da visita no Centro Histórico de São Paulo:
ROTEIRO - ESTUDO DO MEIO – CENTRO HISTÓRICO
Ir de ônibus até a Praça da Sé: visitar a Catedral e ver o Marco Zero.
Caminhar até o Pátio do Colégio, onde será feita a visita ao Museu Anchieta e o lanche.
Seguir a pé até o Solar da Marquesa de Santos.
Caminhar até o Prédio do Banespa (agendar visita até às 14h).
Seguir a pé até o Mosteiro de São Bento, visitar a igreja e o viaduto Santa Efigênia.
Deste ponto, seguir de ônibus até o Mercado Municipal para a compra de pastéis. Dar maior atenção aos vitrais do Mercado.
Obs.:
Conversar com coordenadoras para verificar se este roteiro será mantido.
- Registrar
no caderno: O que eu penso que vou aprender visitando o Centro Histórico de São
Paulo?
-
Instruir as crianças a não levarem:
relógio, celular e câmera fotográfica.( por questão de segurança).
Durante
-
Não levar bloco de anotações. Resgatar as impressões nos dias seguintes.
-
As professoras ou auxiliares deverão fotografar os lugares e as atividades.
Depois
-
Cada criança deverá ter o mapa do roteiro, para conferir o trajeto do centro
histórico (normalmente a empresa contratada tem esse mapa).
-
Em sala de aula, comentar a respeito dos lugares visitados comparando com o que
eu pensava e o que eu prendi.
-
Registrar as descobertas.
-
Relacionar os lugares visitados com a História de São Paulo.
-
Dividir a sala em grupos, propondo que elaborem um cartaz com as impressões que tiveram de
cada lugar, ilustrando-os com as fotos, o mapa e complementando com pesquisas.
-
Montar um mural externo.
0 comentários:
Postar um comentário