segunda-feira, 23 de julho de 2012

Projeto São Paulo

Projeto "São Paulo é notícia"

Aos 458 anos da cidade de São Paulo (fundada em 25/01/1554), resolvi postar uma experiência, um projeto que vivi com meus alunos do 4º ano em 2010 entitulado: "São Paulo é notícia".

Objetivos gerais:
1.Recuperar, constantemente, os procedimentos de leitura e escrita de textos verbais e não verbais
2.Reconhecer a importância dos documentos como fontes históricas
3.Conhecer os conteúdos conceituais, problematizá-los e conectá-los às questões da vida cotidiana
  4.Perceber as permanências e mudanças no tempo histórico
5.Caracterizar o espaço geográfico e a construção da história como uma manifestação da atividade humana
6.Refletir sobre a relação Homem/Natureza
7.Realizar leitura de mapas
  8.Produzir representações cartográficas

Conceitos estruturantes

1.      Transformações históricas
2.      Patrimônio cultural e ambiental
3.      Cultura
4.      Tradição
5.      Industrialização
6.      Cidadania
7.       Qualidade de vida

Objetivos da série – o que deve ser garantido para a série seguinte: 
1.Dominar os procedimentos de captação e conservação das ideias dos diferentes textos e os procedimentos de reestruturação das informações por meio de diferentes linguagens
2.Identificar as diferentes fontes históricas e compreender a sua relação com a escrita da História
3. Identificar mudanças e permanências do tempo histórico
4.Compreender que as representações cartográficas são processos históricos fundamentais para a constituição da identidade de um povo
5. Identificar as principais características geográficas da região Sudeste do Brasil
6. Reconhecer e valorizar o patrimônio histórico-cultural da Cidade de São Paulo
7. Caracterizar a pluralidade cultural da Cidade de São Paulo
8. Identificar os limites entre as esferas públicas e privadas no espaço urbano
9. Compreender os principais conflitos socioeconômicos que se manifestam na Cidade de São Paulo
10.Caracterizar os principais problemas ambientais de uma grande metrópole
11.Compreender o processo de formação da Cidade de São Paulo nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX
12.Refletir sobre o exercício da cidadania na cidade de São Paulo

- O que deve ser garantido para a série seguinte:

1.Procedimentos de captação e conservação das ideias dos diferentes textos e dos procedimentos de reestruturação das informações por meio de diferentes linguagens

2.Conceitos estruturantes:    cidadania; cultura;  representação espacial; paisagens geográficas regionais

3.Conteúdos conceituais: permanências e mudanças históricas; leitura e produção cartográfica; a construção do espaço geográfico na região Sudeste;  a história da cidade de São Paulo.

Conteúdos:

- Características geográficas da Região Sudeste:
          Estados e capitais
          Conceitos de relevo: planície, planalto, montanha e depressão
          O relevo da Região Sudeste
          As zonas climáticas da Terra
          O clima na Região Sudeste

- Características geográficas da Região Sudeste:
          Conceitos de hidrografia
          A hidrografia da Região Sudeste
          A vegetação da Região Sudeste
   
- A história da cidade de São Paulo:
          A fundação da cidade
          Entradas e Bandeiras
          A economia cafeeira
          O início da industrialização

- O patrimônio:
          Conceito de patrimônio
          Patrimônio público
          Patrimônio cultural
          Patrimônio ambiental

- Cultura e meios de comunicação na cidade de São Paulo

- O desenvolvimento tecnológico na cidade de São Paulo

-  A diversidade cultural dos bairros da cidade de São Paulo
       
- O lazer e a qualidade de vida na cidade de São Paulo

- O a crescimento acelerado da cidade de São Paulo

- Os grandes problemas urbanos da cidade de São Paulo

- Conteúdos procedimentais:
1.Procedimentos de captação e conservação das ideias dos textos verbais e não verbais:
- antecipa, faz inferências e verifica-as; identifica e destaca as ideias principais;  localiza indicadores históricos (tempo; espaço; narrador; ponto de vista; causas e consequências); organiza as ideias; percebe globalmente o texto;

2.Procedimentos de reestruturação da informação:
- Registra as conclusões estruturais por meio de textos elaborados coletivamente, resumos, esquemas e outras linguagens.  
 


ESTUDO DE MEIO: CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO

Antes


- Fazendo a integração  com Língua Portuguesa e Arte, pedir para que cada  aluno traga um  cartão-postal  da cidade de São Paulo.
- Comentar  os cartões propondo questões como:
1. Você já visitou esse lugar?
2. É perto da sua casa?
3. Se ainda não o conhece, gostaria de conhecê-lo ?
- A classe poderá montar um mural com os cartões ou fazer, entre os alunos,  um tipo de amigo secreto em que os cartões seriam enviados com uma mensagem,  pelo correio.
- Exibir, na lousa eletrônica, o power point “São Paulo em duas época”   que mostra fotos de  São Paulo antiga e de agora, tendo como fundo musical  Caetano Veloso cantando SAMPA.
- Dar o roteiro da visita no Centro Histórico de São Paulo:

ROTEIRO - ESTUDO DO MEIO – CENTRO HISTÓRICO

Ir de ônibus até a Praça da Sé: visitar a Catedral e ver o Marco Zero.

Caminhar até o Pátio do Colégio, onde será feita a visita ao Museu Anchieta e o lanche.

Seguir a pé até o Solar da Marquesa de Santos.

Caminhar até o Prédio do Banespa (agendar visita até às 14h).

Seguir a pé até o Mosteiro de São Bento, visitar a igreja e o viaduto Santa Efigênia.

Deste ponto, seguir de ônibus até o Mercado Municipal para a compra de pastéis. Dar maior atenção aos vitrais do Mercado.
Obs.: Conversar com coordenadoras para verificar se este roteiro será mantido.

- Registrar no caderno: O que eu penso que vou aprender visitando o Centro Histórico de São Paulo?
- Instruir as crianças  a não levarem: relógio, celular e câmera fotográfica.( por questão de segurança).

Durante

- Não levar bloco de anotações. Resgatar as impressões nos dias seguintes.
- As professoras ou auxiliares deverão fotografar os lugares e as atividades.

  Depois

- Cada criança deverá ter o mapa do roteiro, para conferir o trajeto do centro histórico (normalmente a empresa contratada tem esse mapa).
- Em sala de aula, comentar a respeito dos lugares visitados comparando com o que eu pensava e o que eu prendi.
- Registrar as descobertas.
- Relacionar os lugares visitados com a História de São Paulo.
- Dividir a sala em grupos, propondo que elaborem  um cartaz com as impressões que tiveram de cada lugar, ilustrando-os  com as  fotos, o mapa e complementando com pesquisas.
- Montar um mural externo.


Sequência de Slides: São Paulo em duas épocas

























4º ano A - 2010 - MASP
Professoras Eliana e Amanda








0 comentários:

Postar um comentário

 

Professora Amanda © 2008. Design By: SkinCorner