GÊNERO TEXTUAL "DIÁRIO"
Entenda o gênero textual ‘diário’ e suas características
O diário
é escrito em linguagem informal, com o registro da data, e possui caráter
confidente. Conheça as características deste gênero textual
Você
já pensou em utilizar uma espécie de caderno para anotar os acontecimentos mais
importantes do seu dia? O diário é um instrumento de produção de cultura
utilizado no mundo inteiro, que serve para registrar as experiências
cotidianas, situando-as no tempo.
Como
você deve se lembrar, todos os textos – sejam eles orais ou escritos – possuem
algumas características específicas que permitem a sua classificação em
determinado gênero textual. O diário é um dos gêneros textuais que podemos encontrar na nossa vida
cotidiana.
Quais são as
características do diário?
O diário é um dos gêneros da chamada literatura
autobiográfica, no qual são relatados acontecimentos cotidianos a partir de um
ponto de vista pessoal. Trata-se de um texto escrito em linguagem informal, com
o registro da data, e de caráter confidente, sendo que o(a) próprio(a)
escritor(a) costuma ser o(a) destinatário(a).
No
geral, o diário é escrito em primeira pessoa e, dependendo de sua função, pode
ser utilizado como algo público, privado, comunitário ou pessoal.
Confira a seguir
as características do gênero textual diário:
·
O diário pode ser real ou fictício;
·
Pode conter ou não assinatura;
·
Apresenta a sinceridade de quem escreve o
texto;
·
Pode ser escrito em períodos curtos ou longos;
·
As páginas apresentam a data em que o texto foi
escrito;
·
Texto em 1ª pessoa;
·
Pode ou não ser dirigido a alguém;
·
Diário pessoal: é formado por relatos íntimos
que devem ser lidos apenas por quem escreveu o texto. Possui linguagem simples,
cotidiana, sem preocupações literárias;
·
Diário de ficção: é uma obra literária com o
formato de anotações pessoais. Nele, o(a) autor(a) registra as experiências
vividas no dia a dia.
Qual é a estrutura
do diário?
Geralmente,
um diário é formado pelas seguintes partes: vocativo, data, desenvolvimento e
assinatura.
É
bastante comum iniciar o texto com o vocativo “Meu querido diário”, pois não
será direcionado a uma pessoa específica.
Sequência
Didática
Objetivos:
·
Desenvolver o gosto pela leitura;
·
Interpretar retirando informações oferecidas
pelo texto;
·
Interpretar o texto fazendo inferências;
·
Resolver exercícios envolvendo os
questionamentos apresentados;
·
Conhecer as características do gênero diário;
·
Produzir textos em forma de diário.
Série/Ano: 3º ano Fundamental I (8 anos)
Duração
das atividades:
06 aulas
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
·
Saber ler com fluência e rapidez;
·
Saber narrar;
·
Utilização do laboratório de informática;
* Fornecer
orientação específica aos alunos para ler, interpretar e escrever diário;
- Localizar e diferenciar as partes que
compõem um diário;
- Produzir texto seguindo os itens:
→ Caracterização de
personagens, incluindo sentimentos e sensações;
→ Descrição de cenários e
ambientes;
→ Marcadores temporais e espaciais;
* Escrever em
linguagem informal.
Aula 1
Atividade 1
O
professor deverá perguntar aos alunos quem é que, na turma, escreve diários.
Escolher um aluno que respondeu afirmativamente para contar à turma como é que
o faz. Diariamente, semanalmente, escreve tudo: "tim-tim por
tim-tim"?
Atividade 2
Para
iniciar a atividade 2, o professor deverá perguntar se já leram alguma
obra literária em que o autor escreve sob a forma de "diário. Na
sequência, deverá levar os alunos ao laboratório de informática para terem
conhecimento de alguns modelos de diário disponíveis em:
Na
sequência, o professor deverá comentar sobre a obra "O diário de Anne
Frank". Como ele não é próprio para essa faixa etária, dele se
explorará somente a estrutura. Assim, o aluno terá a oportunidade de conhecer
as características do diário.
Importante:
Professor, o Diário de Anne Frank contém seus pensamentos e reflexões na
forma de cartas nas quais Anne relata sua vida cotidiana, ao mesmo tempo em que
questiona sua situação durante o tempo em que permaneceu escondida num refúgio
no centro de Amsterdam entre 12 de junho de 1942 a 1 de agosto de 1944. É a
reflexão e o desabafo de uma adolescente que acredita que um dia voltaria a
viver em liberdade e feliz.
Aula 2
Atividade
O
professor deverá entregar aos alunos cópia do texto "Confissões de um
vira-Lata" transcrito a seguir. Os alunos deverão ler o
texto silenciosamente e depois de conversarem sobre ele com a
professora, deverão responder às questões sugeridas abaixo.
CONFISSÕES DE UM
VIRA-LATA
Sou vira-lata com orgulho.
Coisas
simples me fazem feliz: um bom prato de comida, água fresca, carinho na barriga
e cafuné...
Posso
conseguir isso e muito mais, só preciso olhar pra você e abaixar as orelhas.
Quer
apostar que conquisto você?
PEQUENAS
CONSIDERAÇÕES SOBRE MIM QUE FIZ AO LONGO DA VIDA:
·
Se ficar encarando uma pessoa por bastante
tempo, você acaba conseguindo o que quer.
·
Quando se trata de sexo, se você não conseguir
o que quer de primeira, implore. Abaixe as orelhas e olhe bem nos olhos... Nada
mais eficaz.
·
Não saia sem identificação.
·
Seja direto com as pessoas; demonstre seus
sentimentos. Só tenha cuidado com os locais que escolhe para isso.
·
Saiba quando segurar a língua e quando usá-la.
·
Sempre deixe espaço para uma boa soneca em sua
programação.
·
Cumprimente as pessoas de forma amigável: uma
bela cheirada no meio das pernas é muito eficaz. (comigo funciona!)
·
Quando fizer algo de errado, sempre assuma a
culpa (assim que for arrastado do seu esconderijo embaixo da cama).
·
Se não for molhado e babado, não é um beijo de
verdade.
·
Quando sair para ver o mundo, lembre-se: sempre
pare para cheirar as rosas… e as árvores, a grama, as pedras, os hidrantes… O mundo
pode ter pressa, eu não!
·
Nunca deixe passar uma oportunidade de dar uma
fugidinha.
·
Sinta o ar puro e o vento em seu rosto como se
fosse a oitava maravilha do mundo. Aliás, é.
·
Quando as pessoas queridas chegarem em casa,
sempre corra para cumprimentá-las. Mesmo que estejam usando a melhor roupa do
armário e que você tenha acabado de brincar no quintal.
·
Quando for do seu interesse, seja obediente.
Preste bem atenção: SÓ QUANDO FOR DO SEU INTERESSE.
·
Deixe que os outros saibam quando invadirem seu
território.
·
Tire umas sonecas e se espreguice antes de
levantar.
·
Corra, saltite e brinque diariamente.
·
Coma com gosto e entusiasmo. Pare quando
estiver satisfeito.
·
Seja fiel A QUEM É FIEL COM VOCÊ.
·
Nunca finja ser algo que você não é.
·
Se o que você quiser estiver enterrado, cave até
encontrar.
·
Se uma pessoa estiver tendo um dia ruim, fique
em silêncio, sente perto dela e encoste-se gentilmente.
·
Alegre-se ao conseguir atenção e deixe que as
pessoas o toquem.
·
Evite morder se uma simples rosnada funcionar.
·
Em dias de calor agradável, pare para deitar de
barriga para cima na grama.
·
Em dias muito quentes, beba muita água e deite
sob a sombra de uma árvore.
·
Quando estiver contente, pule e balance todo o
corpo.
·
Não importa o quanto você for censurado, não se
sinta culpado e não faça bico... corra de volta e faça as pazes.
·
Delicie-se com o simples prazer de uma longa
caminhada.
Interpretação e
compreensão do texto:
1- Você concorda que o cãozinho do texto tem comportamentos muito parecidos com o dos humanos? Sim - Não. Por quê?
1.1.
Faça um levantamento das atitudes que ele tem iguais às suas.
2- Quais as atitudes dele que
te desagradam?
3. O que ele quis dizer com:
a- "…só preciso olhar pra você e abaixar as orelhas."
b- "PEQUENAS CONSIDERAÇÕES SOBRE MIM QUE FIZ AO LONGO DA VIDA."
c- "(assim que for arrastado do seu esconderijo embaixo da cama)".
a- "…só preciso olhar pra você e abaixar as orelhas."
b- "PEQUENAS CONSIDERAÇÕES SOBRE MIM QUE FIZ AO LONGO DA VIDA."
c- "(assim que for arrastado do seu esconderijo embaixo da cama)".
Aula 3
ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DO LIVRO “DIÁRIO DE BILOCA”
DIÁRIO DE BILOCA
São
Paulo, 15 de fevereiro de 1989.
Ganhei este diário hoje. Mentirinha. Eu ganhei no
ano passado, no dia da troca do presente de amigo secreto. Fiquei super feliz
de ter sido amiga da Dri. Além do diário ganhei uma pulseira lindérrima. Adorei
o diário... Mas só estou começando a escrever hoje porque vieram as férias ...
O início das aulas ... Na verdade, não tinha começado ainda por pura preguiça –
gostar de escrever eu até gosto. E prometo, de pés juntos e dedos cruzados, que
a partir de hoje não falho mais um dia sequer... Só se... Espero realmente que aconteçam
boas coisas para contar. Se for como o ano passado, cruz credo. Nem gosto de
lembrar, mas como não consigo controlar a portinha da lembrança, acabo pensando
tudo outra vez. A pior de todas foi mesmo a recuperação que eu peguei em
Português. Por pouco, muito pouco, não termino o ano com uma preciosa bomba que
certamente iria explodir na minha casa. Ufa, ainda bem que passou, e o que
passou, passou. Como diz minha avó: “Águas passadas não movem moinhos”. Se
movem ou não movem não quero saber, este ano eu não vou marcar bobeira.
Recuperação nunquinha, nunquinha. Vou tirar tudo de letra. Bem ... chega de
falar de coisa chata. Acho que para começar um diário é preciso coisas alegres,
senão dá azar.
GARCIA, Edson Gabriel. Diário de Biloca. São Paulo, Atual, 1989. p. 1. (Série Tirando de
letra)
Questão 01
Responda
de acordo com o texto:
a) Quando a personagem ganhou o
diário?
b) Qual é a importância de se colocar
a data quando se escreve em um diário ou carta?
c) Biloca acha que “(...)para começar
um diário é preciso coisas alegres, senão dá azar” Você concorda com ela? Por
quê?
Questão 02
Releia o trecho: “Espero realmente que aconteçam
boas coisas para contar. Se for como o ano passado, cruz credo”. O que significa a expressão em destaque?
Marque com um ( X ):
( ) Que
bom!
( ) Sensação
ruim.
( ) É uma sensação maravilhosa.
Questão 03
Biloca escreveu várias informações sobre sua
vida. De acordo com o que ela escreveu coloque: ( V ) Para a informação verdadeira
e ( F ) para falsa:
( ) Biloca também fez um
juramento: - Recuperação nunquinha, nunquinha!
( ) Não tive preguiça e comecei
a escrever assim que ganhei o diário.
( ) Ganhei este diário no ano
passado, da Dri.
( ) Biloca ficou em recuperação
em História.
ENTENDENDO
O TEXTO
1. O que você descobriu sobre Biloca ao ler esse
trecho do diário?
2. Esse diário é de verdade? Como você descobriu?
3. Por que você acha que as pessoas
escrevem em um diário?
4. Qual é a importância de se colocar a data
quando se escreve em um diário?
5. Copie o trecho que mostra a razão de a
personagem ter demorado para começar o diário.
6. Localize no texto “Diário de Biloca” as
expressões que retratam a língua oral, ou seja, o modo mais parecido com a
fala. Anote-as abaixo.
Aula 4
Produção
de texto:
O
professor deverá estimular os alunos a produzirem textos expressivos conforme
uma das sugestões abaixo. Chamar a atenção para os aspectos formais e de
conteúdo. Escolha um dos temas para escrever um bonito texto. O texto deverá
ser recolhido para correção.
1- Relembre um episódio de sua vida, uma data que foi importante, uma pessoa, um susto, uma alegria e conte em forma de diário.
2-
Como você notou, no “diário de um vira-lata”, o cãozinho começou a fazer seu
diário e depois se desviou dando alguns conselhos. Não faça como ele, diga o
que você faz. Relate cronologicamente fatos e acontecimentos do dia-a-dia
consignando opiniões e impressões, confissões e/ou meditações.
Quando
terminar, ilustre seu texto para ser colocado no mural da sala.
Aula 5
Atividade 1: Filme “Diário de um banana:
Dias de cão”
Assistir
ao filme com a turma para interpretação posterior.
Aula 6
Interpretando o filme
As férias
são o período do ano mais esperado por muita gente na escola. Afinal, nada é
melhor do que fazer só o que se gosta. Em “Diário de um Banana – Dias de Cão”, é
baseado na famosa série de livros de Jeff Kinney, Greg planeja suas férias de
verão para que elas sejam perfeitas.
1) De
jeito Greg consegue descobrir os dois últimos números do telefone de Holly?
2) O
que Greg gosta de passar o dia inteiro fazendo?
3) Qual
era forma que Greg encontrava para fazer o que queria?
4) Você
concorda com a forma de Greg resolver seus problemas? Por quê?
5) Essa
história é real ou ficção? Justifique sua resposta.
6) (Atividade
extra) Descubra se um filme é indicado para sua faixa etária, tempo de duração,
gênero. De acordo com as informações abaixo, responda:
a)
Qual é a duração do filme?
b)
Quantas e quais são as línguas presentes no filme?
c)
Qual o gênero do filme?
d)
Este
filme é indicado para sua faixa etária?
e)
Onde você encontra este tipo de informação?
Avaliação
O
professor deverá recolher os textos para correção.
Observar
se a produção do diário é vista pelos alunos não apenas como expressão do
que sentem/pensam, mas também como um espaço para a reflexão de suas próprias
ações.
Exemplos de diário
Fundamental II
Alguns
modelos de diário são os seguintes: Caderno de Segredos (Lino de Albergaria), O
Diário de Anne Frank (Anne
Frank) e Vozes
Roubadas (Zlata
Filipovic).
Confira
a seguir um trecho retirado de “O Diário de Anne Frank”:
“Domingo, 14 de
junho de 1942
Vou
começar a partir do momento em que ganhei você, quando o vi na mesa, no meio
dos meus outros presentes de aniversário. (Eu estava junto quando você foi
comprado, e com isso eu não contava.)
Na sexta-feira,
12 de junho, acordei às seis horas, o que não é de espantar; afinal, era meu
aniversário. Mas não me deixam levantar a essa hora; por isso, tive de
controlar minha curiosidade até quinze para as sete. Quando não dava mais para
esperar, fui até a sala de jantar, onde Moortje (a gata) me deu as boas-vindas,
esfregando-se em minhas pernas.”
Créditos: minha colega Caroline Dias da Silva (professora do 3º ano EFI) - Obrigada ;)
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